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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital; Embrapa Agroenergia; Embrapa Florestas; Embrapa Solos; Embrapa Territorial; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
06/11/2023 |
Data da última atualização: |
06/11/2023 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
PINTO, D. M.; DRUCKER, D. P.; ESQUERDO, J. C. D. M.; FORTALEZA, J. M.; SIMÕES, M.; RASCHE, F.; DART, R. de O.; BERTIN, P. R. B.; CUSTODIO, D. de O. |
Afiliação: |
DANIELA MACIEL PINTO, CNPM; DEBORA PIGNATARI DRUCKER, CNPTIA; JULIO CESAR DALLA MORA ESQUERDO, CNPTIA; JULIANA MEIRELES FORTALEZA, ARIG; MARGARETH GONCALVES SIMOES, CNPS; FRANCISCA RASCHE, CNPF; RICARDO DE OLIVEIRA DART, CNPS; PATRICIA ROCHA BELLO BERTIN, CNPAE; DAVI DE OLIVEIRA CUSTODIO, CNPM. |
Título: |
GeoInfo: repositório de dados espaciais da Embrapa. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
In: MIRANDA, A. C. D.; OLIVEIRA, A. A.; QUEIROZ, C. F. de; ARAUJO, L. D. de (org.). Repositórios: visão e experiência. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2023. v. 1, p. 188-199. |
ISBN: |
978-65-5754-193-7 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
RESUMO. O "GeoInfo - Infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa" é o repositório de dados espaciais da Embrapa, criado a partir das considerações concernentes ao acesso e à ciência aberta, e, em atendimento ao Decreto Lei n. 6.666/08, que instituiu a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde). A Embrapa é uma instituição de pesquisa aplicada, pública, com foco na geração de soluções para a agropecuária brasileira. Estabelecido como um exemplo bem sucedido de iniciativa, o GeoInfo tem influenciado a Embrapa a promover a abertura de seus dados espaciais gerados no âmbito de suas pesquisas. Este capítulo visa explicitar a experiência da Embrapa na implantação de seu repositório de dados espaciais e os desafios relacionados a um ambiente de produção de dados de pesquisa, o que pressupõe uma mudança de paradigma numa instituição com 42 centros de pesquisa distribuídos pelo país, cada um gerando dados e informações de conteúdo e em contextos bastante diversificados. |
Palavras-Chave: |
Agricultura brasileira; Brazilian agriculture; Dados de pesquisa; Geospatial data; Gestão de dados de pesquisa; Infraestrutura de Dados Espaciais; Repositório de dados espaciais; Repository; Research data; Research data management. |
Thesagro: |
Agronegócio. |
Thesaurus Nal: |
Agribusiness; Agriculture; Spatial data. |
Categoria do assunto: |
-- X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1157804/1/6177.pdf
|
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Territorial (CNPM) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
19/03/2024 |
Data da última atualização: |
19/03/2024 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
A - 4 |
Autoria: |
MARTINS, P. F.; ARAÚJO, F. R. de; BOMFIM, F. R.; SILVA, A. F.; BARBOSA, A. C. F.; COCOZZA, F. del M. |
Afiliação: |
PELUZIO FERREIRA MARTINS, Doutorando da Universidade Regional do Cariri - URCA; FREDSON RODRIGUES DE ARAUJO, Doutorando do Instituto Federal da Bahia - IFBA; FELIPE RODRIGUES BOMFIM, UNEB; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; ANNA CHRISTINA FREIRE BARBOSA, UNEB; FABIO DEL MONTE COCOZZA, UNEB. |
Título: |
Educação do campo e geografia: diálogos com a agroecologia. |
Ano de publicação: |
2024 |
Fonte/Imprenta: |
Observatorio de La Economía Latinoamericana, v. 22, n. 2, p. 1-16, 2024. |
ISSN: |
1696-8352 |
DOI: |
10.55905/oelv22n2-236 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este trabalho de caráter interdisciplinar traz uma abordagem das temáticas de Educação do Campo, Geografia e Agroecologia, fruto de um evento do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), denominado Mesa Redonda Educação do Campo e Geografia: diálogos com a Agroecologia, organizado por dois Doutorandos do curso de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade do Estado da Bahia (PPGADT-UNEB), em parceria com o Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA) sob orientação de docentes do programa, com a participação de estudantes, professores e convidados da comunidade externa. O objetivo principal desse artigo é apresentar os resultados e discussões do evento realizado por meio da interdisciplinaridade entre os temas abordados e suas possibilidades no campo prático. Utilizou-se como referenciais teóricos da Educação do Campo, os estudos de (CALDART, 2012; REIS, 2010, SILVA, 2015) da Geografia (ALMEIDA,1991; ALMEIDA, 2022; KAERCHER, 2014; MARTINS, 2016 e 2018) e do campo da Agroecologia (ALTIERE, 1989; PETERSEN, 2012; CAPORAL, 2002; PRIMAVESI, 2021). A metodologia adotada nesse trabalho está focada em um relato de experiência, tendo como ponto de partida o evento realizado. Os principais resultados estão destacados na possibilidade efetiva de trabalhar as categorias de forma interdisciplinar, pois a tríade da temática possui como principal característica a visão sistêmica de mundo, pautada na relação contante entre sociedade e natureza. MenosEste trabalho de caráter interdisciplinar traz uma abordagem das temáticas de Educação do Campo, Geografia e Agroecologia, fruto de um evento do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), denominado Mesa Redonda Educação do Campo e Geografia: diálogos com a Agroecologia, organizado por dois Doutorandos do curso de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade do Estado da Bahia (PPGADT-UNEB), em parceria com o Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA) sob orientação de docentes do programa, com a participação de estudantes, professores e convidados da comunidade externa. O objetivo principal desse artigo é apresentar os resultados e discussões do evento realizado por meio da interdisciplinaridade entre os temas abordados e suas possibilidades no campo prático. Utilizou-se como referenciais teóricos da Educação do Campo, os estudos de (CALDART, 2012; REIS, 2010, SILVA, 2015) da Geografia (ALMEIDA,1991; ALMEIDA, 2022; KAERCHER, 2014; MARTINS, 2016 e 2018) e do campo da Agroecologia (ALTIERE, 1989; PETERSEN, 2012; CAPORAL, 2002; PRIMAVESI, 2021). A metodologia adotada nesse trabalho está focada em um relato de experiência, tendo como ponto de partida o evento realizado. Os principais resultados estão destacados na possibilidade efetiva de trabalhar as categorias de forma interdisciplinar, pois a tríade da temática possui como principal característica a visão sistêmica de mundo, pautada na re... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agroecologia; Desenvolvimento Territorial; Educação do campo; Espaço rural; Interdisciplinaridade. |
Thesagro: |
Desenvolvimento Rural. |
Thesaurus NAL: |
Agroecology; Rural development. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1162992/1/Educacao-do-campo-e-geografia-dialogos-com-a-agroecologia-2024.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
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